17 de Abril, 2012
ENCONTROS ESCOLA DE TECNOLOGIAS E ARQUITECTURA
17 Abril - 17h30

ENTRADA GRATUITA - INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA NO SITE: 

JORNAL40.ISCTE-IUL.PT


CONVITE / ENCONTROS ESCOLA DE TECNOLOGIAS E ARQUITECTURA :

 

O objetivo desta conferência é promover a investigação e o debate interdisciplinar em torno das ciências dacomplexidade aplicadas à arquitetura e ao urbanismo. As práticas de planeamento atuais estão ainda baseadas na premissa de que a forma da cidade pode ser completamente previsível. No entanto, teorias mais recentes sugerem que as cidades são sistemas complexos, não lineares e auto-organizadas. Deste modo, o tradicional paradigma de planeamento de acção top-down baseado no desenho da forma final tem vindo a ser substituído por uma visão bottom-up em que a forma final não pode ser determinada à partida.

 

Esta conferência destaca o pensamento em rede como um novo campo de entendimento da forma dacidade. O estudo das propriedades de redes auto-organizadas em sistemas abertos nos mais diversos campos disciplinares pode fornecer pistas para o entendimento dos sistemas urbanos e consequentemente para a forma como os podemos planear. Partindo do cruzamento de várias áreas disciplinares, procuramos alcançar uma melhor compreensão da arquitetura das redes como pré-requisito para o desenho de qualquer sistema complexo.

 

A missão geral é contribuir para um planeamento da cidade mais eficaz e participativo que levante asquestões, os métodos e as técnicas mais oportunas para o desenho urbano contemporâneo.

 

Público-alvo: Arquitectos, arquitectos paisagistas, urbanistas, geógrafos,

sociólogos, antropólogos, historiadores, informáticos, alunos destas áreas.

 

Local: Clube ISCTE, Ala Autónoma, Av. Forças Armadas, 1649-026 Lisboa