Clube News nº1

Junho, 2010

Editorial

Caros (as) Associados (as),

Com o primeiro número da “Newsletter” pretendemos levar até vós, com uma periodicidade trimestral, os aspectos mais relevantes da vida do nosso CLUBE. Com 3 anos de existência, o CLUBE ISCTE conta, actualmente, com cerca de 800 Associados e tem vindo a realizar um percurso consistente e estrategicamente orientado para o reforço da ligação dos antigos alunos ao ISCTE- IUL.

A existência de um CLUBE forte e actuante constitui um elemento essencial de afirmação da identidade e do prestígio ISCTE – IUL, já que são, exactamente, os seus antigos alunos os melhores embaixadores junto da sociedade em geral.

Gostaria, nesta oportunidade, de transmitir aos Associados (as) do CLUBE ISCTE, uma mensagem muito especial que, afinal, se traduz em dois pedidos.

Queremos que o nosso CLUBE seja verdadeiramente representativo e, nessa medida, precisamos de crescer em número de Associados. Por isso, gostaria de apelar à vossa colaboração no processo de angariação de Associados (as), mediante a indicação de nomes e das coordenadas de contacto de antigos colegas.

O segundo pedido consiste em apelar à vossa participação na vida do CLUBE. Temos uma sede social que poderá e deverá ser frequentada pelos Associados e desenvolvemos actividades que necessitam da participação dos Associados.

Apareça, colabore e participe na vida do seu CLUBE.

Saudações académicas,

Carlos Nogueira
Presidente da Direcção do CLUBE ISCTE


Artigo de Fundo

Autoria: Luís Antero Reto

Conseguir captar alunos excelentes e disponibilizar à sociedade cidadãos conscientes e altamente qualificados são dois objectivos centrais para qualquer universidade.
De facto, a qualidade de uma universidade revela-se pelos padrões de excelência dos seus alunos e ex-alunos. Estes são não só o princípio e o fim da sua existência, mas também o principal garante da sua perenidade.
A relevância dos ex-alunos para as universidades tem sido pouco saliente nas culturas europeias (particularmente as latinas) embora comece hoje a constituir-se como um factor de importância de credibilidade e até de financiamento no caso das melhores universidades. Isso mesmo reconhece o novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) quando dedica o artigo 23º expressamente aos antigos estudantes "As instituições de ensino superior estabelecem e apoiam um quadro de ligação aos seus antigos estudantes e respectivas associações, facilitando e promovendo a sua contribuição para o desenvolvimento estratégico das instituições".
É neste contexto que o surgimento do CLUBE ISCTE assume toda a pertinência como instrumento privilegiado de ligação entre o Instituto e os seus antigos alunos.
A nossa instituição formou ao longo dos seus 37 anos de existência várias dezenas de milhar de alunos que têm dado um contributo relevante para o desenvolvimento da nossa sociedade.
O ISCTE está apostado no reforço da ligação com esses milhares de ex-alunos e desafia essa grande comunidade a dar também o seu contributo para o desenvolvimento da nossa Instituição. O CLUBE ISCTE é o parceiro ideal para atingir esses objectivos pois é constituído por ex-alunos e para ex-alunos.
Aumentar o número de associados e desenvolver as actividades do Clube levará com certeza cada vez mais longe o nome do ISCTE com proveitos mútuos para os antigos e actuais alunos.

Saudações académicas,
Luís Antero Reto
Reitor do ISCTE-IUL

Nós e o ISCTE

19 de Junho, 2010

TORNEIO DE GOLFE

Realizou-se no passado dia 19 do corrente mês o 2º torneio de golfe do CLUBE ISCTE, no Montado, em que participaram cerca de 65 jogadores. Foi em ambiente de confraternização e de alegria que decorreu o almoço que teve lugar no restaurante do Hotel, onde foram entregues vários prémios aos vencedores e sorteados outros oferecidos por alguns dos nossos patrocinadores.

Novo mestrado da ISCTE Business School e Rosen College da Florida forma especialistas em Gestão de Hotelaria e Turismo

A ISCTE Business School (IBS), a escola de Gestão do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, vai desenvolver o “Master in Hospitality and Tourism Management”, um programa desenvolvido em parceria com o Rosen College of Hospitality Management da Universidade de Central Florida, escola que integra o top five das Hospitality Schools nos EUA. O objectivo deste novo programa de formação é formar especialistas numa das indústrias de mais rápido crescimento do mundo, e com uma grande dinâmica e importância económica no nosso País.

Este é o primeiro mestrado português a conferir duplo grau, já que dos dois anos lectivos, o primeiro decorre na ISCTE Business School e o segundo no Rosen College, na Florida. Sendo um curso de duplo grau, existe a possibilidade de os alunos frequentarem apenas o ano lectivo na IBS, ficando exclusivamente com um diploma desta instituição de ensino. Neste caso, os mestrandos participam numa acção residencial de duas semanas em Orlando, na Florida (EUA). Sendo um programa de duplo grau, com um dos anos lectivos a decorrer no Rosen College, em Orlando, na Florida, os alunos terão uma visão internacional do sector, tomando contacto com tendências e projectos inovadores, e com a realidade empresarial dos dois mercados.

Este mestrado tem como público-alvo recém-licenciados que queiram obter, como especialização, uma formação de excelência num sector em franco desenvolvimento no nosso país, numa das melhores escolas americanas, e também todos os profissionais da área do turismo e hotelaria, que pretendam tomar contacto com as tendências internacionais do sector.

A direcção do curso está a cargo de Paulo Rita (IBS) e Paul Rompf (Rosen College), contando ainda com a colaboração de Miguel Júdice (hospitality advisor) e André Jordan (business council).

ISCTE-IUL Business School apresenta “The Energy MBA”, um programa único no mundo de formação no sector energético

Tem a co-direcção de Manuel Pinho, ex-ministro da Economia, e é o primeiro programa de formação no mundo com especialização no sector energético, com maior destaque para as energias renováveis. O “The Energy MBA” é o novo programa de formação da ISCTE Business School (IBS), a escola de gestão do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, que decorre em parceria com a Universidade de Columbia, Nova Iorque.

O “The Energy MBA” arranca no próximo mês de Setembro e terá a duração de um ano e meio. É composto por dois semestres lectivos na IBS e um semestre em Nova Iorque, na Universidade de Columbia. No final do primeiro ano, os alunos deste MBA participarão no Energy Living Lab, um programa de visitas a vários projectos energéticos portugueses, tradicionais e inovadores, tais como os de energia das ondas do mar, eólicos, energia solar, biomassa, cogeração e ciclo combinado a gás natural.

O “The Energy MBA” irá preparar uma nova geração de profissionais, altamente qualificados em gestão de energia e sustentabilidade, com particular destaque para as energias limpas e renováveis. A crescente consciencialização e necessidade da redução das emissões de CO2 e a consequente adopção de energias mais limpas, a par do facto de Portugal ser reconhecido, internacionalmente, como um cluster nas energias limpas e renováveis, são alguns dos factores que levaram, segundo a direcção, à criação deste programa, único no mundo.

Alunos do ISCTE-IUL vencem concurso internacional da L’Oreal

Uma equipa de 3 alunos do mestrado em Marketing do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) venceu ontem, 17 de Junho, em Paris, a final internacional do “L’Oreal Brandstorm 2010”.

Esta foi a primeira vez que o ISCTE-IUL participou neste concurso internacional da marca, tendo sido a primeira equipa portuguesa a chegar à grande final deste prestigiado concurso da área do marketing.

Os alunos foram esperados por centena e meia de estudantes da instituição, no seu regresso de Paris, na companhia de Pedro Dionísio, docente da cadeira de Marketing do curso de mestrado.

CLUBE Solidário

O CLUBE ISCTE está a desenvolver contactos com a Direcção da ENTRAJUDA, Associação sem fins lucrativas, com o objectivo de explorar a possibilidade de os “Alumni” que neste momento se encontrem desempregados ou aposentados e que equacionem poder prestar trabalho em regime de voluntariado em organizações tipo ONGs, Misericórdias e afins, poderem vir a ser “recrutados” pela Entrajuda.

Pretende-se, com esta acção, que os Associados que estejam numa situação de disponibilidade, e que tenham experiência de gestão, possam sentir-se ocupados, desenvolvendo actividades de solidariedade.

O CLUBE já divulgou esta iniciativa junto dos seus Associados, mas poucos responderam, manifestando interesse e disponibilidade para participarem em acções de voluntariado. Brevemente serão desenvolvidas novas acções, nomeadamente a realização de uma secção de esclarecimento, nas instalações do CLUBE, com a presença dos Associados interessados e dos responsáveis da ENTRAJUDA.

Existem, igualmente, contactos com a FITI – Federação das Instituições de Terceira Idade, no sentido de se estabelecer uma parceria entre esta Entidade e o CLUBE ISCTE. Em oportunidades futuras, daremos mais pormenores sobre esta iniciativa.

SUMÁRIO

EDITORIAL

ARTIGO DE FUNDO

NÓS E O ISCTE

CLUBE SOLIDÁRIO

PARCERIAS

AGENDA DE EVENTOS

Parceiros

HPP
BP
Teatro Nacional São Carlos
Pousadas de Portugal

Patrocinadores

ISCTE
BPI
Santander Totta
CCA
Caixa BI
BDO
Efacec
KPMG
Liberty Seguros
RH MAis

Agenda de Eventos

Setembro, Outubro e Novembro, 2010

Durante o segundo semestre de 2010, o CLUBE ISCTE tem prevista a realização dos seguintes Eventos: 3 Almoços-Debate, em Setembro, Outubro e Novembro, uma Conferência Internacional partilhada com o ISCTE, em Outubro, onde participará um orador de prestígio internacional e um prestigiado Evento Cultural, em parceria com o Teatro Nacional de São Carlos, em Novembro.

Parcerias

Nos últimos tempos, o CLUBE ISCTE tem vindo a estabelecer protocolos com várias Entidades, que representam benefícios económicos para os Associados. Neste momento, os parceiros do CLUBE são os seguintes: (BP Portugal combustíveis), Teatro Nacional de São Carlos (cultura), Hospitais Privados de Portugal (saúde), Pousadas de Portugal (lazer e turismo).

clube.iscte.pt/protocolos.php

Av. das Forças Armadas
Edif. do ISCTE - ALA AUTÓNOMA - Piso 4
1649-026 Lisboa

Telef: 21 7903091
Telem: 93 4283241

Email: clube@iscte.pt
Web: clube.iscte.pt

Recebeu esta mensagem por estar inscrito na e-mailing list do CLUBE ISCTE.
Se não a deseja receber solicite a remoção do seu e-mail aqui.





© 2010 CLUBE ISCTE Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Infinidata